Todo mundo sabe que “manter um funcionário” não é algo barato para o patrão. Afinal, um colaborador acaba custando quase o dobro do que recebe para o seu empregador. Algumas empresas adotaram essa modalidade buscando diminuir custos e, até mesmo, como uma forma de remunerar melhor esses prestadores de serviço.
O grande problema é que “não é bem assim que funciona”, e eu vou precisar citar alguns artigos e leis para você entender melhor, tá bom?
Muitas pessoas afirmam que o artigo 4-A da Lei nº 6.019/74, incluído pela Reforma Trabalhista, surgiu para autorizar a “pejotização” nas relações trabalhistas, mas, se interpretado em conjunto com as demais normas, especialmente os artigos 2º, 3º e 9º da CLT, o que se vê é exatamente o contrário;
O artigo 4-A da Lei nº 6.019/74 possui a seguinte redação:
- Art. 4o-A. Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.
- § 1o A empresa prestadora de serviços contrata, remunera e dirige o trabalho realizado por seus trabalhadores, ou subcontrata outras empresas para realização desses serviços.
- § 2o Não se configura vínculo empregatício entre os trabalhadores, ou sócios das empresas prestadoras de serviços, qualquer que seja o seu ramo, e a empresa contratante.
Resumindo, a contratação de pessoa jurídica só é permitida se a mesma for uma empresa que possui meios financeiros para arcar com as demandas de seu contratante sem se auto prejudicar.
Lute pelos seus direitos!
Se você foi contratado como pessoa jurídica e está enfrentando qualquer tipo de complicações, recomendamos que você busque agora mesmo a ajuda de um advogado especialista em direito do trabalho.
Nós do Arno Bach Advogados somos referência nacional em demandas trabalhistas, ajudando milhares de trabalhadores, em diversos estados do Brasil, a garantirem os seus direitos. Somos um escritório nota máxima no Google, com diversos comentários de clientes satisfeitos. Ao longo de 10 anos, conquistamos o país com um trabalho totalmente profissional, humanizado, ágil e transparente.
Não arrisque os seus direitos nas mãos de qualquer um, aperte no botão abaixo e fale agora mesmo com um dos nossos advogados.