Logo | Arno Bach - Sociedade de Advogados Logo | Arno Bach - Sociedade de Advogados

Conteúdos O mundo jurídico

21 de julho de 2022 Sem categoria Arno Bach

GRÁVIDA E BATALHADORA!

Compartilhe:
GRÁVIDA E BATALHADORA! | Arno Bach - Sociedade de Advogados

Quais os direitos das gestantes que trabalham?

A gestação é uma fase mágica na vida das mulheres. Com todas as mudanças físicas e psicológicas, as mulheres acabam precisando de um cuidado a mais para se sentirem mais seguras, principalmente em relação aos seus empregos.

Nesse artigo nós falaremos sobre a garantia de se manter empregada durante a gestação. Afinal, é de extrema importância que você consiga continuar provendo para si e para a sua família. E esse é um direito SEU!

Vamos lá?

1. Garantia de estabilidade

A garantia do emprego busca amparar a mulher em época em que está vulnerável, devido à gravidez, evitando a dispensa discriminatória. 

A estabilidade gestacional é garantida a partir da confirmação de gravidez e dura até o quinto mês após o parto, independente da comunicação ao empregador ou se você foi contratada a pouco tempo e/ou está em contrato de experiência. 

2. Fato gerador 

O “fato gerador” (o que gera) da estabilidade da gestante, é o parto.

Porém, se a mamãe falecer durante o parto, quem tiver a guarda da criança passa a ter essa estabilidade. 

Ou seja, o parto é o que gera a sua estabilidade. E nós ficamos na torcida para que dê tudo certo com você e com o(s) seu(s) bebê(s)! ❤️

3. Exceção da demissão por justa causa 

É importante ressaltar que é ilegal a dispensa arbitrária ou por justa causa da colaboradora acolhida pela estabilidade gestacional, mas se a empregada falta constantemente, não apresentando atestados médicos poderá ser dispensada por justa causa.

Mas o que isso quer dizer? Que se você cumprir direitinho com a sua parte, você permanecerá segura e empregada. Agora, caso você falte sem justificativa válida, não exerça as suas funções, aí o empregador tem direito de demiti-la. Ok? 

(Caso você não saiba, esse “dispensa arbitrária”, é quando a pessoa é dispensada por motivos que não sejam: técnicos, disciplinares, econômico ou financeiro)

4. Demissão da funcionária

Se por acaso você seja demitida em estado gravídico, você deverá ser reintegrada imediatamente em seu emprego, porém se for inviável a sua recontratação, como, por exemplo, se você não pode/consegue mais exercer sua atividade a que foi contratada e não havendo outra a exercer, você deverá ser indenizada pelo período equivalente à sua garantia de emprego. 

5. LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

Já imaginou perder o seu emprego durante a sua gestação ou logo após o parto? Como você irá se manter, e pior, ajudar a manter o seu recém-nascido?

Se você foi demitida durante a sua gestação ou não está recebendo o seu benefício corretamente, recomendamos que você procure nesse exato momento ajuda de um advogado especialista.

Nós  do Arno Bach Advogados somos referência nacional em demandas trabalhistas a favor de gestantes, ajudando milhares de mulheres, em diversos estados do Brasil, a garantirem os seus direitos. Somos um escritório nota máxima no Google, com diversos comentários de clientes satisfeitos. Ao longo de 10 anos, conquistamos o país com um trabalho totalmente profissional, humanizado, ágil e transparente.

Não arrisque os seus direitos nas mãos de qualquer um, aperte no botão abaixo e fale agora mesmo com um dos nossos advogados.

Comece uma conversa

Clique para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 9h as 18h.

🚨 CUIDADO!!!

Estão se passando por nós e enganando clientes, fingindo ser um advogado do escritório!

Sempre confirme mensagens e,
se for abordado por alguém, por favor nos comunique, somente eu, Arno Bach, entrarei com contato via mensagem. Se, por ventura, EU peça a outra pessoa para entrar em contato, comunicarei antes!

Todas as questões referente a valores são repassadas para a conta do escritório, nenhuma conta de advogado é repassada para pagamento.

Se mandaram uma conta particular DENUNCIE!

Só envio mensagem pelo celular do escritório aos nossos clientes.

Estou totalmente à disposição.

Atenciosamente,

Arno Bach Sociedade de Advogados