Só quem tem empresas sabe o quão caro é para manter um funcionário, ainda mais com a economia atual. E, como se não bastasse, algumas “regras trabalhistas” são vistas como algo prejudicial aos empregadores.
E qual a solução que eles encontraram para isso? Simples, a contratação de PJ (pessoas jurídicas).
Você está passando por alguma situação destas ou outra, nos conte no WhatsApp:
Mas como assim contratação de PJ?
Digamos que para diminuir alguns custos, uma empresa demita 10 funcionários e no lugar deles, ela resolve contratar 10 empresas para fazerem o trabalho desses 10 funcionários.
Eu sei, quando falamos em “empresas”, na maioria das vezes associamos aos grandes negócios, com vários e vários funcionários. Mas não, essas empresas contratadas, na sua maioria, acabam representando apenas uma pessoa física.
É como se o João da Silva fosse demitido do estabelecimento, e o João da Silva MEI fosse contratado no seu lugar.
A mão de obra é a mesma.
O que muda é que a empresa contratante terá que pagar menos taxas, impostos e afins.
A contratação de pessoa jurídica só é permitida se ela for uma empresa que possui meios financeiros para arcar com as demandas de seu contratante sem se auto prejudicar.
Você está passando por alguma situação destas ou outra, nos conte no WhatsApp:
E isso não gera um vínculo empregatício?
O vínculo empregatício é definido por 4 pontos, sendo eles:
- Pessoalidade:
Quando você é empregado por uma função, só você poderá exercer essa função.
Por exemplo, se você é faxineiro de um supermercado, contratado CLT, e fica doente. Você não pode mandar a sua irmã no seu lugar para executar a sua função. Você é que foi contratada para isso.
Caso você fosse contratado como PJ, nesse caso você tem a obrigação de enviar alguém no seu lugar, que consiga executar as mesmas funções.
Entendeu?
- Periodicidade:
Essa parte poderá ser negociada com a empresa contratante, caso você seja contratado como PJ.
Periodicidade nada mais é do que o período em que você presta esse serviço. Seja semanal ou quinzenal. O trabalho diário PODE configurar vínculo empregatício, mas desde que você se enquadre nos outros pontos.
- Subordinação:
É quando você precisa cumprir todas as regras ditas pelo empregador, até mesmo em relação ao horário de trabalho e escala.
Mas é claro, em relação ao horário de trabalho, não há muito o que se discutir, quando normalmente os serviços de PJ acabam sendo prestados no horário de comercial da empresa.
- Onerosidade:
Aqui falamos do Salário. Todo empregado deverá receber o seu salário.
Você está passando por alguma situação destas ou outra, nos conte no WhatsApp:
Lute pelos seus direitos!
Se você foi contratado como pessoa jurídica e está enfrentando qualquer tipo de complicações, recomendamos que você busque agora mesmo a ajuda de um advogado especialista em direito do trabalho.
Nós do Arno Bach Advogados somos referência nacional em demandas trabalhistas, ajudando milhares de trabalhadores, em diversos estados do Brasil, a garantirem os seus direitos. Somos um escritório nota máxima no Google, com diversos comentários de clientes satisfeitos. Ao longo de 10 anos, conquistamos o país com um trabalho totalmente profissional, humanizado, ágil e transparente.
Não arrisque os seus direitos nas mãos de qualquer um, aperte no botão abaixo e fale agora mesmo com um dos nossos advogados.
Você está passando por alguma situação destas ou outra, nos conte no WhatsApp:
O seu direito é a nossa prioridade!